terça-feira, janeiro 17, 2006

Uyuni Potosi


Hoje saímos as 8 horas de Uyuni esperando evitar a chuva que tem caído todo dia por aqui. A estrada estava boa, para o padrao boliviano apenas alguns sinais da chuva do dia anterior. Passamos por Pulacayo uma mina encrustada na montanha, a idéia era fazer uma visita a mina que, é uma das mais antigas da região, mas chegamos muito cedo e estava fechada ainda. Apenas um guardinha na guarita a beira da estrada fazia o controle dos veículos que passavam, nos cobrou 10 pesos a título de manutenção da estrada. Acho que eles deveriam cobrar mais porque dez pesos não está sendo suficiente para arrumar as estradas por aqui.
Continuamos passando por montanhas e vales, secos, com algumas casas abandonadas. As vezes atravessamos o que mais tarde, com as chuvas, seriam rios turbulentos. O caminho é tranquilo e paramos para fazer algumas fotos. Até que lá pelo meio dia avistamos a chuva se formando na direção de Potosi. COmo não conhecemos a estrada não sabemos se novos rios aparecerão pela nossa frente. A chuva começa e estamos no meio de um canyon, a água se tranforma em gelo, e pela segunda vez passamos pela neve (na verdade um granizinho mais ou menos). Mas nada que dificultasse o nosso caminho.

Chegando em Potosi, mais um guardinha nos cobra o tal pedágio e mais uma taxa de transito que ao todo nos custou 20 pesos.
Potosi foi meio chocante pra mim, não esperava voltar a realidade do trânsito e da agitação da vida de cidade grande tão cedo. Na verdade Potosi nem é tão grande assim, mas parece extremamente caótica. Paramos em um hotel meia boca, pior que o do Max em San Juan, e mais caro. Mas tudo bem, não pretendemos ficar aqui muito tempo.


Procurar um restaurante descente aqui não é muito fácil, entramos em um que exibia em sua placa 5 estrelas douradas. Vamos dizer que as estrelas podem representar as décadas de vida do restaurante, mas a comida...
O pai e o Rodrigo foram a um museu, eu dispensei, estou com saudades dos pueblos e da natureza, não quero ver cidade grande ainda. Bom de qualquer maneira, amanhã vamos tentar ver a tal casa de la moneda, e talvez visitar uma mina. Se tivermos tempo saímos amanhã mesmo em direção o Oruro, e depois La Paz.

1 Comments:

At 3:35 AM, Anonymous Anônimo said...

oiiiiiiiii, amei os bichinhos.:))))) Soube que tão voltando essa semana. Não esquece da plantinha se ainda der tempo. Heehehhhehehe.
Bejinhos da prima doida

 

Postar um comentário

<< Home