quinta-feira, janeiro 26, 2006

Mudança de Planos

Antes de sair de Potosi precisávamos decidir o futuro da viagem. Ir até La Paz, visitar o Titikaka, Copacabana e fazer uns passeios pela região, depois Cochabamba, Santa Cruz, Brasil. Ou ir direto para Cochabamba, Santa Cruz e Brasil. Acontece que a primeira opção só vale a pena se tivermos tempo para isso, mas já é dia 20, todo o trajeto de santa cruz a corumbá é uma incógnita. Além disso a chuva continua caindo na Bolívia e as estradas não ajudam muito. Decidimos pela segunda opção. La Paz fica pra próxima!

Acordamos as 6 da manha, arrumamos tudo e saímos sem café da manha, esperamos encontrar alguma parada pelo caminho. Com tanta chuva não dá pra apreciar muito a paisagem, mas perece bonito o caminho até Oruro. A estrada é asfaltada e bem sinalizada, assusta um pouco algumas pedras que rolam do barranco e podem arranhar a Nave, mas tudo tranquilo, já passamos por piores. Neve, chuva e graniso vão se alternando no caminho. Paramos em Chalapata para tomar o café da manhã e pela primeira vez a Nave nos dá um susto. Acho que o motor da arranque morreu, então temos que fazer o carro pegar no tranco, ainda bem que estava parao em um descida. Daí pra frente é sempre uma espectativa ver se ela vai pegar ou não.

Chegamos em Cochabamba umas 4 horas e fomos almoçar. A cidade é a segunda maior da Bolívia, meio conturbada, transito pesado e onde se pode ver pobres e ricos bolivianos. Pegamos um hotel e resolvemos ficar aqui mais um dia pra conhecer a cidade.